domingo, 13 de dezembro de 2009

Porque o Rock é Considerado Demoníaco




Se analisarmos o contexto histórico do rock, encontraremos letras de protestos. Foi através desse estilo musical que os artistas encontraram uma maneira de expor seus sentimentos sobre os efeitos sociais massivos e mundiais.
De 1910 até 1960 os jovens enfrentaram crises como a 1º e 2º Guerra Mundial, Proclamação da Republica, Revolução Russa, movimentos filosóficos e religiosos como a Teosofia e o Esoterismo.
Mas na década de 60, é que os jovens entraram em crise ao moralismo rígido da sociedade com aquela expressão remanescente do “Sonho Americano” que já não empolgava mais ninguém. Essa década é marcada por manifestações sócio-culturais e revolução comportamental como o movimento do feminismo, movimentos civis a favor dos negros e homossexuais, o papa João XXIII que abre o concilio vaticano II que visava os problemas sócios econômicos atuais e assim estabelecer uma nova disciplina para os fiéis. Surge também o movimento hippies, com seus protestos contrários a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã e ao racionalismo. Sem contar com a Revolução Cubana. No Brasil estávamos em plena Ditadura Militar.
Esses movimentos e Guerras inspiraram vários artistas querendo de alguma maneira expor seus pensamentos tanto através da musica como na arte de uma forma geral. Nos anos 70 as experiências com drogas, a perda da inocência e a revolução sexual mostra que os jovens já estavam saturados de todo caos que os afetavam. Assim, o Rock foi surgindo com letras de protesto para chamar a atenção das autoridades e também da igreja que já estava em declínio no pensamento dos jovens dessa época. Claro, que a igreja e as autoridades políticas arregaçaram as mangas para aniquilar as atitudes e pensamentos desses jovens. Eles não queriam mentes a pensar e sim mentes para controlar e manipular. A própria figura do “diabo” é uma invenção da igreja católica que na época usou da “Santa inquisição” por puro monopólio político e religioso. Dizer que rock é satânico é uma maneira fácil de fechar os olhos das pessoas para que as mesmas não consigam ver as coisas como elas realmente são.
Não podemos hoje comparar nossa geração com as gerações passadas, chega até ser ridículo. Uma geração que lutou contra a Guerra do Vietnã, que derrubou a Ditadura Militar, que inventou e inovou a tecnologia, não pode ser comparada com a nossa geração que assisti Big Brother, que elege Maluf e Clodovil e que acha graça em dormir no chão de aeroportos. Uma geração alienada.
Rock não é apenas um som pesado e sim um instrumento de protesto. Temos Beatles, Bob Dylan, Joan Baez, Paul and Mary entre outros. Não podemos deixar de citar Elis Regina, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Vandré com sua composição que virou hino de resistência contra o governo militar e foi censurada. O refrão “Vem, vamos embora\ Que esperar não é saber\ Quem sabe faz a hora\ Não espera acontecer” que foi interpretado como uma chamada á luta armada contra os ditadores. E entre tantos outros artistas que mesmo esses citados anteriormente sendo da MPB, são puro Rock and Roll, pois o mesmo é associado ao fim de uma década á rebeldia política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário